Normalização
O sistema de normalização foi implantado por Edgar Frank Codd em 1970, baseado no sistema de conjuntos matemáticos; a normalização consiste em um conjunto de regras que tem como objetivo garantir a integridade do banco de dados relacionais evitarem as falhas no projeto.
O conjunto de regras da normalização é composto por cinco regras, estas são chamadas de formas normais (FN), atualmente as mais utilizadas são as três primeiras formas 1FN, 2FN e 3FN. As formas normais só podem aplicadas de maneira sequencial, ou seja, para aplicarmos a 2FN devemos primeiro ter aplicado a tabela a 1FN e assim sucessivamente.
Aplicando a normalização muitas vezes é necessário decompor tabelas com o intuito de simplificar os atributos, para que não haja redundâncias o que contribui para estabilidade do banco de dados, facilita o acesso às informações e diminui as manutenções. 1ª FORMA NORMAL (1FN)
Para uma tabela estar na primeira forma normal é preciso que todas as colunas possuam um único valor e que não existam repetições de colunas em uma linha. Tabela que não está na Primeira Forma Normal.
Uma tabela com esta estrutura apresentaria diversos problemas. Por exemplo, se um casal tiver mais de um filho, teremos que digitar o Nome do Pai e da Mãe diversas vezes, tantas quantos forem os filhos. Isso forma um Grupo de Repetição. Além do mais pode ser que por erro de digitação o Nome dos Pais não seja digitado exatamente igual todas às vezes, o que pode acarretar problemas na hora de fazer pesquisas ou emitir relatórios.
Colocamos as informações dos Pais e dos Filhos em uma mesma tabela. A solução para este problema é simples: Criamos uma tabela separada para a Informação dos Pais e Relacionamos a tabela Pais com a Tabela Filhos através de um relacionamento do tipo Um para Vários, ou seja, um casal de Pais pode ter Vários Filhos. Tabela Normalizada na 1FN
Informações sobre Pais e Filhos em Tabelas Separadas.
EXEMPLO 2
Quando