NORMALIZAÇÃO DE DADOS – 1FN, 2FN E 3FN
910 palavras
4 páginas
FUNDAMENTOS DE BANCO DE DADOSNORMALIZAÇÃO DE DADOS – 1FN, 2FN E 3FN
Palmas
2013
1. NORMALIZAÇÃO
Normalização é um processo onde se aplica regras a todas as entidades (tabela) do banco de dados, a fim de evitar falhas no projeto, como redundância de dados, mistura de diferentes assuntos numa mesma entidade, entre outros problemas. As formas mais conhecidas são a primeira, segunda e terceira formas normais.
Basicamente, aplicando e respeitando as regras de cada uma dessas formas normais, poderemos garantir um banco de dados mais integro, com uma grande possibilidade de sucesso no seu projeto.
A normalização é composta de cinco fases, mas apenas as três primeiras são usadas normalmente, são elas:
1.1 PRIMEIRA FORMA NORMAL (1FN)
Uma tabela se encontra na 1FN se todos os atributos possuírem apenas valores atômicos (simples e indivisíveis) e os valores de cada atributo no registro também deve ser um valor simples (o atributo não é composto). Desta forma, caso existam atributos compostos, estes deve fazer parte de outra tabela, que está relacionada com a tabela original.
Para exemplificar, vejamos a tabela funcionário:
funcionario
♦ cod_func
○ nome
○ departamento
○ endereco
○ telefone
Note que a tabela funcionário descrita anteriormente não normalizada (não está na 1FN), pois possui um atributo multivalorado (telefone) e um atributo composto (endereço). Este último deve ser dividido em vários atributos atômicos, como mostrado na próxima imagem, e o telefone deve ser apresentado em uma tabela separada relacionada com a inicial, tendo o atributo cod_func como chave estrangeira. Desta forma as duas tabelas atenderão a 1FN. funcionario ♦ cod_func
1
○ nome
telefone
○ departamento
○ cod_telefone
○ tipo_logradouro
○ ddd
○ logradouro
○ telefone
○ numero n ○ cod_func
○ complemento
○ bairro
○ cidade
○ uf
Percebemos aqui a tabela funcionário na 1FN