Normalizacao de pneus no brasil
Curso Superior em Gestão da Qualidade em Metrologia
A NORMALIZAÇÃO
NA FABRICAÇÃO E VENDA
DE PNEUS AUTOMOTIVOS
Autor(es): Maicon Fernando Bartel RM 16981 * Professor: Eng°. Joel Alves da Silva
Santo André
novembro/2010
Resumo
Este trabalho destina-se a pesquisa da normalização aplicada a produção e comercialização de pneus automotivos, visando informar melhor o consumidor de todo o processo normalizador contido neste produto conhecido por quase todos os brasileiros.
Ele abordara a normalização que é aplicada desde a produção até a comercialização e reutilização do produto. Existem diversos fabricantes de pneus hoje no Brasil, sendo que algumas empresas estão no mercado a muitos anos, como pó exemplo a Pirelli a 80 anos no Brasil, por outro lado, temos outros mais jovens, como a Continental , desde 1997 no mercado brasileiro através das importações, e desde 2006 com a fabricação através da fabrica de Camaçari, na Bahia.
Hoje o Brasil é o sétimo maior fabricante de pneus automotivos e o quinto maior e de pneus de caminhões, ônibus e camionetas. Além disto, o Brasil é o quarto maior fabricante de automóveis do mundo, com cerca de 10.000 novos carros por dia, ou melhor, 50.000 novos pneus para estes carros por dia. Como controlar a qualidade, segurança, e a normalização deste produto em tão larga escala de produção e consumo?
È neste ponto que a Normalização entra, como parte essencial deste produto. Sabemos que a falta de qualidade ou de especificações técnicas para fabricação de pneus, afeta diretamente a segurança do cidadão, mediante esta tão seria responsabilidade é que são criadas as normas de fabricação de pneus e também são feitos os testes necessários para comprovar o cumprimento destas normas.
Através deste trabalha você conhecerá um pouco mais sobre este produto e as normas técnicas que o permeiam.
índice
Introdução
A normalização é