Norma tecnica para avaliação de redes de lanchonete
1 – DIREÇÃO E SISTEMAS
A organização deve criar um sistema integrado, através de software e planilhas dinâmicas, para controlar de forma fácil e ágil seu estoque, visando evitar desperdícios de produtos que possam vencer.
O sistema servirá para integrar as outras filiais, para possível remanejamento de produtos que estejam em excesso em um estabelecimento e em falta em outro, conforme este a empresa deve avaliar a situação de estoque internos e externos.
A empresa deve apresentar evidencias sobre treinamentos dos colaboradores para a utilização do sistema da empresa, assim como avaliações de competência anuais, com aumento na faixa salarial, e demonstrar resultados na motivação da equipe.
2 – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
A organização deve elaborar uma pesquisa de mercado, com foco no cliente, no formato de enquete, para captar novas ideias e tendências de produtos a serem desenvolvidos e comercializados pela empresa, portanto pode se verificar a eficiência das pesquisas.
A organização deve utilizar de avaliação para a verificação de eficácia do treinamento, dotando de questionários e testes práticos, onde se comprovam o rigor ao seguimento da receita, a destreza do manipulador de alimentos, a higiene do processo e o atingimento dos resultados esperados. Todos os quesitos devem ser passíveis de pontuação, registrados em documento interno e devem servir de critério para permanência na empresa.
A organização deve padronizar seus processos, através de instruções de trabalho, fundamentadas na melhor prática adquirida durante a experimentação de novas receitas. O documento deve permanecer em local visível a todos que o forem utilizar. Devem constar no documento: as matérias primas utilizadas com suas respectivas marcas, o maquinário necessário, tempo de processo, a temperatura de trabalho, a descrição das etapas distintas de cada operação, as especificações de cada produto, a assinatura de quem elaborou e de