nordeste
Prazo: 21 de junho até 30 de junho
Vamos iniciar nossos trabalhos de discussão sobre o livro de José Lins do Rego intitulado "Menino de engenho" tendo como gênero literário o Romance.
Com o roteiro de estudo abaixo, apresente seus conhecimentos sobre essa literatura e aprofunde suas pesquisas.
Enfoque das questões: Capítulo 1 ao capítulo 13.
a) As circunstâncias que levaram o menino ir morar com seu avô foi o assassinato de sua mãe feito pelo seu próprio pai e a prisão dele. O engenho ficava próximo à estação que no caminho tinha um açude coberto de uma camada espessa de verdura, a estrada era estreita e cheia de lama e poças d’água, de vez em quando passava boi e isso tudo era de seu avô. De longe avistava-se uma casa branca e um bueiro grande e mais ao lado um enorme edifício com telhado baixo, com quatro biqueiras e um bueiro branco. Ali se encontra o engenho.
b) Por que ele não teria uma infância que até então tinha, onde sua mãe ficava junto a ele o dia todo, onde ele não via necessidade de seus brinquedos e a noite ela me fazia adormecer em seus braços, ouvindo a surdina de sua voz, meu requinte de sibarita pequeno. Com sua morte injusta minha vida inteira passou a ser uma melancolia desesperada, o destino foi injusto para essa criatura onde tudo era tão puro.
c) Descrevia como um recanto do céu, conta suas histórias, das moagens, dos banhos de rios, das frutas e dos brinquedos, me acostumei a imaginar o engenho como conto de fadas, um reino fabuloso. A mesma descrição não, pois os meninos que brincavam comigo pela tarde estavam ocupados trabalhando de manhã.
d) Que o menino teria que aceitar o destino que a vida lhe deu, que de fato tinha que se acostumar com a perda da mãe, sem chorar e “perder” as suas lembranças do tempo em que conviveu com ela. Que mesmo sem a mãe ele teria que ser “homem” para aguentar isso, mais por ser neto do coronel ele não podia fazer nada, não tinha tal