Nomenclatura
BIODIVERSIDADE = número de espécies de seres vivos de uma comunidade ou do planeta.
CLASSIFICAR = Por causa da grande variedade de seres vivos, o homem desenvolveu a Taxonomia ou Sistemática, a fim de facilitar sua compreensão.
Histórico rezumidíssimo
1. Aristóteles (384-322 aC.) já se questionava: Há alguma ordem na vasta diversidade do mundo vivo ? Como agrupar os organismos em esquemas que façam sentido ?
Usou o ambiente como critério (água, terra é ar);
2. Teofrasto – pai da Botânica (372-287 aC.) separou as plantas pelo caule (ervas, arbustos, árvores);
3. Santo Agostinho (354 – 430) separou os animais sua utilidade (úteis, nocivos e indiferentes);
Com o descobrimento de novas terras muitos seres novos eram também descobertos e os critérios usados eram imprecisos.
4. Lineu (1735) escreveu obras como Species Plantarum (livro com descrição das plantas conhecidas na época. Qualquer leigo conseguia identificá-las).
Criou um novo sistema de classificação Systema Naturae (regras para se classificar , por hierarquias – Reino – Filo – Classe – Ordem – Gênero – Espécie). Usou critérios biológicos: a aparência externa do corpo (morfologia), a interna (anatomia) e a reprodução.
Criou regras para dar nomes aos seres vivos. Desconsiderava os nomes populares. Eles deveriam ser científicos (binomial e em latim)
Para Lineu o número de espécies era constante e que eram imutáveis ( = não evoluíam).
5. Pensadores sobre evolução: Henry Bates, Alfred Wallace e Charles Darwin publicou a obra: “A origem das espécies” (1859), que abordava a teoria da evolução através da seleção natural (as espécies atuais evoluíram de ancestrais comuns, o que determina um grau de parentesco).
Isso derrubou a idéia de