Nome1
Indicações Biográficas:
BORGES, Elizabeth Maria de Fátima. “A inclusão da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos da Educação Básica.” R. Mest. Hist., Vassouras, v.12, n.1, p.71-84, jan.\jun., 2010.
Resumo:
Com base no texto lido pode-se ressaltar que através das Leis 10.639, de 2003 e 11.645 de 2008 a educação brasileira obtém uma nova visão e valorização a respeito da população indígena e afrodescendente, pois há cinco séculos o povo retratado sofre discriminação racial e desvalorização dos seus direitos. O texto tem como objetivo de transmitir e defender a importância da inclusão nos currículos da educação básica, para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. O artigo ainda é recheado de sugestões e argumentos de diversos autores que valorizam a inclusão e a formação continuada dos professores para o melhor desenvolvimento da luta contra a discriminação.
É necessário que em uma instituição escolar trabalhem assuntos e projetos a respeito da importância da história afrodescendentes e indígenas. Mas para isso é preciso que não só a escola transmita essa importância, mas também toda a comunidade. A formação continuada dos professores tem grande importância para este trabalho, pois para compreender a importância das questões relacionadas à diversidade étnico-racial, é necessário que o educador crie estratégicas pedagógicas que possa ajuda-la e encaminha-la para o melhor desenvolvimento dos alunos. Concluísse que protegidos pelas leis, a educação deve se comprometida a respeito da valorização e diversidade cultural com as origens do povo brasileiro. Assim, formaram