NO USE
ADMINISTRAÇÃO – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
FRANCIELE DE AQUINO SOARES – RA: 422115
LUCINEIDE DE SOUZA ARAUJO – RA: 437479
MARINA LOPES DA SILVA – RA: 416436
ROSEANE COSTA DA SILVA – RA: 435331
THIAGO CONCEIÇÃO MATOS – RA: 436146
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
PROFESSORA EAD - MSC. JULIANA LEITE KIRCHNER
TUTOR EAD – LEANDRO SILVA GOMES
JUNHO 2013
FEIRA DE SANTANA
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
A negociação salarial não é um processo tão difícil, porém é uma tarefa delicada, que exige do negociador, a certificação de que o mesmo merece o salário almejado. Todo trabalhador tem o direito de achar que merece ganhar mais, e talvez ate mereça, mais antes de ir falando para o chefe que quer um aumento, é necessário avaliar quais as possibilidades de alcançar o que deseja.
Segundo Clarissa Janini, “na hora de [...] solicitar um aumento da remuneração é importante saber se comunicar e administrar as emoções”, ela ainda completa com uma citação de Sílvio Celestino, “a pessoa deve transmitir firmeza e preparo. Para isso deve estudar muito bem a situação antes de agir”.
É fundamental que se planeje a negociação e para isso são necessárias algumas pesquisas, como por exemplo: como você é visto na empresa vai evitar seu desgaste com o chefe, olhar se a empresa está vivendo em bons momentos com isso você terá bons argumentos para mostrar o quanto é importante na organização e por ultimo analisar se você traz ou não melhores resultados que seus colegas de trabalho. Para Neusa Mendel “é primordial observar a situação econômica e financeira da empresa”.
Além das pesquisas que devem ser feitas, também é necessário prestar atenção em tudo que acontece no espaço em que você trabalha, procurar conhecer mais sobre o chefe, falar sobre suas habilidades, procurar está sempre seguro naquilo que irá falar, tomar cuidado para não puxar assuntos impróprios, deixe sempre a situação a seu