No nosso planeta acontecem diversas transforma es
O espaço é um conjunto indissolúvel, resultado de fenômenos naturais e ações humanas; portanto, implica uma série de ações e relações naturais e sociais.
O meio concreto de que os seres humanos dispõem para garantir sua subsistência é o espaço. Toda a a produção, incluindo a atividade intelectual de planejar, é trabalho. É por meio do trabalho que os seres humanos modelam e transformam o espaço.
O espaço geográfico, que corresponde ao espaço que está sendo ou foi produzido pelos seres humanos, se relaciona com a dinâmica da natureza e com o contínuo movimento de transformação da sociedade. Sendo um espaço social, expressa o trabalho humano, as relações e as práticas sociais que se sucederam no tempo. Corresponde, por exemplo, aos campos cultivados e às cidades, que são ambientes humanizados e artificialmente.
Dependendo da relação que se estabelece com a natureza, surgem sociedades diferentes, caracterizadas pela capacidade e pela forma de produzir objetos. Dessas atividades resultam espaços transformados, que se traduzem em diferentes tipos de paisagens.
Quando olhamos para um lugar, estamos vendo a sua paisagem. Portanto, paisagem é tudo que vemos, tudo o que nossa percepção distingue.
Numa paisagem encontram-se registradas parte da história dos indivíduos e dos grupos, a cultura, as diferentes formas de produção, além das características naturais, como o relevo, a distribuição hidrográfica e até as marcas do clima.
Lugar é a porção ou parte do espaço onde vivemos, é onde se desenvolve a existência real. É nele que ocorre o nosso cotidiano, que vivenciamos nossas experiencias. Todos criamos uma identidade com o lugar em que vivemos; isso quer dizer que ele significa algo para nós, que nossa memória guarda sobre ele