No Es De Reas Atu Rias 2 Bimestre
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
NOME
Daniela Marta Forester
RA
3715667620
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Sidemar Beloto..
Anhanguera Educacional
2015
Seguros
a) Evolução histórica do Seguro no Brasil;
A atividade seguradora no Brasil teve inicio em 1808 por D. João VI, com a abertura dos portos ao comércio internacional. A primeira companhia seguradora foi à companhia de seguros Boa-Fé da Bahia, que era o centro da navegação marítima da época, iniciando suas atividades em 24 de fevereiro de 1808, seu principal objetivo era operar em seguros marítimos.
Com o advento da lei nº 556, de 1850, apareceu inúmeras empresas seguradoras, não apenas marítimas, mas de seguros terrestre, de bens imóveis e de vida que na época não era aceito por razões religiosas.
Por volta de 1862, surgem as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior. Ocorre que tais empresas transferiam para suas matrizes os prêmios cobrados, provocando indesejável evasão de divisas. Assim, visando a proteger os interesses econômicos do país, foi promulgada, em 1895, a Lei n° 294, determinando que suas reservas técnicas fossem constituídas e tivessem seus recursos aplicados no Brasil, para fazer frente aos riscos aqui assumidos. O Decreto n° 4.270, de 1901, e seu regulamento anexo, conhecido como "Regulamento Murtinho", normatizaram o funcionamento das companhias de seguros já existentes ou que viessem a se organizar no território nacional. O Regulamento Murtinho criou a "Superintendência Geral de Seguros", subordinada diretamente ao Ministério da Fazenda, e concentrou todas as