No Es De Inform Tica
Hardware (Estrutura Física): o conjunto e elementos físicos que compõe o sistema computacional. Como por exemplo, memória, periféricos, cabos, placas e chips que fazem do computador, impressora, etc.
Software (Estrutura Lógica): é o conjunto de instruções que controla e orienta (instrui) o computador para a execução de tarefas.
Informação e Dado: Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados.
Tipos de Software
Proprietário: só poderá ser alterado, copiado e distribuído mediante autorização de seu proprietário. Exemplos: Windows, Microsoft Office, Google Chrome, entre outros.
Livre: disponibiliza seu código-fonte e executável, pode ser alterado, copiado e distribuído mediante ou não pagamento. Exemplos: Linux, Mozilla Firefox, BrOffice, LibreOffice, entre outros.
Comercial: A maioria do software comercial é proprietário, mas existe software livre que é comercial, e existe software não livre não comercial. As características “Livres” e “proprietário” apenas representam atributos da licença do software.
Shareware: possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa.
Freeware ou gratuito: é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso. É importante não confundir o
Tipos de Softwares Quanto à Finalidade
SOFTWARE BÁSICO: responsável pelo gerenciamento dos recursos do computador e pela conversão da linguagem do homem para a da máquina e vice-versa. Exemplo: sistema operacional, drivers.
SOFTWARE APLICATIVO: são sistemas que visam a atender a uma determinada área de atuação, são focados no usuário, servem para atender uma demanda específica. Exemplo: editores de texto, planilhas de cálculo, gerenciadores de bancos de dados.
SOFTWARE UTILITÁRIO: são programas voltados a atender necessidades do