No Es Basicas De Exames Clinicos
1. Atendimento e orientação aos usuários para a coleta necessária aos diversos tipos de procedimentos.
2. Coleta, recebimento e identificação das amostras biológicas.
3. Dessoração de sangue (quando se aplica) e o acondicionamento adequado das amostras biológicas para posterior transporte.
4. Recebimento, conferência, arquivamento e entrega dos laudos dos exames aos usuários.
CONCEITOS BÁSICOS
1 AMOSTRAS BIOLÓGICAS:
São consideradas amostras biológicas de material humano para exames laboratoriais: sangue urina, fezes, suor, lágrima, linfa (lóbulo do pavilhão auricular, muco nasal e lesão cutânea), escarro, esperma, secreção vaginal, raspado de lesão epidérmico (esfregaço) mucoso oral, raspado de orofaringe, secreção de mucosa nasal (esfregaço), conjuntiva tarsal superior (esfregaço), secreção mamilar (esfregaço), secreção uretral (esfregaço), swab anal, raspados de bubão inguinal e anal/perianal, coleta por escarificação de lesão seca/swab em lesão úmida e de pêlos e de qualquer outro material humano necessário para exame diagnóstico
2 LABORATÓRIOS DE ANÁLISES:
São estabelecimentos destinados à coleta e ao processamento de material humano visando a realização de exames e testes laboratoriais, que podem funcionar em sedes próprias independentes ou, ainda, no interior ou anexadas a estabelecimentos assistenciais de saúde, cujos ambientes e áreas específicas obrigatoriamente devem constituir conjuntos individualizados do ponto de vista físico e funcional.
3 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS ESPECIAIS:
1. A execução de procedimentos de coleta de material humano que exijam a prévia administração, por via oral, de quaisquer substâncias ou medicamentos, deverá ser supervisionada, "in loco", por profissionais de nível superior pertencentes aos quadros de recursos humanos dos estabelecimentos.
1. Os procedimentos de que trata o item anterior, que sejam de longa duração e que exijam