Nivel Operante - Analise Experimental do Comportamento
Comportamento é um conjunto de relações que envolvem um organismo e o ambiente. São classificados como: comportamento reflexo e comportamento operante.
O comportamento reflexo é um comportamento involuntário (reflexo) e inclui as respostas que são eliciadas ("produzidas") por modificações especiais de estímulos do ambiente. Por exemplo, a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação quando uma gota de limão é colocada na ponta da nossa língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas "lágrimas de cebola”, etc... (Bock, Furtado e Teixeira, 1992, p. 38).
Já o comportamento operante, segundo Skinner, é uma ação voluntária do sujeito que produzirá uma resposta qualquer. Ou seja, um processo aprendido ao longo do tempo, mediante consequências e reforçamento do meio. “Abrange uma quantidade muito maior da atividade humana - desde os comportamentos do bebê de balbuciar, agarrar objetos, olhar os enfeites do berço, até os comportamentos mais sofisticados que o adulto apresenta.” (Bock, Furtado e Teixeira, 1992, p. 39)
Todo ser vivo é formado por comportamentos filogenéticos, ou seja, próprios da espécie; ontogenéticos, moldados conforme aprendizagens e culturais, moldados mediante a cultura em que está inserido. Esses três níveis de seleção por consequência auxilia no desenvolvimento do repertório comportamental de cada um. Esse repertório de comportamento nada mais é do que um conjunto de aprendizagens que nos permitem realizar ações eficazes no mundo. Dentre esses comportamentos observam-se as habilidades sociais como vitais para promotoras de um melhor convívio entre as pessoas. “As dificuldades interpessoais (envolvendo problemas de comportamento internalizantes e externalizantes) ocorrem, de modo geral, por causa de um repertório de habilidades sociais pobre.” (Cia e Barham, 2009, p. 46) No caso do Rbl, seu comportamento ainda será alvo de modelagem em futuras experiências.
Este relatório tem como