Nivel de ruido em hotel
Depois de quase dois anos, novamente pernoito em Curitiba. Fico muito feliz, pois isso demonstra que a escala dirigida de pernoites está funcionando bem, e os tripulantes que moram nesta cidade estão passando mais tempo em casa, com suas famílias.
Nos dois pernoites que tive em Curitiba neste mês de outubro, fiquei hospedado em um hotel que nunca havia ficado anteriormente. No primeiro pernoite, pude reparar que o hotel é muito limpo, bem localizado e seguro, três pontos fundamentais para um hotel de tripulantes.
Para que um hotel seja perfeito, ele deve ter higiene, segurança, localização e conforto. Como já disse anteriormente, esse hotel possui quase todos os requisitos para a hospedagem das tripulações. Porém, nada adianta ter higiene, segurança e localização se possuir uma falha grave no quesito conforto.
Conforto pode ser medido pela qualidade da cama ou disponibilidade de entretenimento, por exemplo. Para o tripulante, que passa boa parte de sua vida em hotéis, oportunidade de descanso é fundamental. Não possuímos isso neste hotel.
O hotel é localizado junto a ruas de grande movimento, e possui níveis elevadíssimos de ruído em seus apartamentos. Durante toda minha estada neste hotel, o barulho de motos, carros, caminhões, ônibus e suas buzinas impediu o meu descanso.
Após uma noite muito mal dormida, me dei o trabalho de fazer uma pesquisa sobre níveis aceitáveis de ruído, bem como uma medição do barulho no quarto que estou hospedado.
Encontrei uma tabela na internet, com níveis aceitáveis de ruído em quartos de hotel, segundo a ETB. Segue abaixo: Type of Environment
Hospitals, Private Room 20 25
Hotel, Lobby 35 40
Hotel, Restaurant 40 45
Hotel, room 30 35
No Brasil, possuímos a diversas normas técnicas da ABNT