Niveis de tensão
MEDIÇÃO
ALUNA: LARISSA EMANUELLE OLIVEIRA SILVA
TURMA: ELETROTECNICA 14.1
MÉTODO DE MEDIÇÃO DE RESISTENCIA DE TERRA O método adotado na Distribuição da CPFL é o da queda de tensão utilizando o aparelho medidor de resistência de aterramento apropriado, conforme o ilustrado na figura 1.
Este método consiste na aplicação de uma determinada corrente no sistema de aterramento em teste (T) fazendo-a circular através do eletrodo de corrente (C). A corrente I provocará a aparição de potenciais na superfície do solo. Esses potenciais são medidos através do eletrodo P. Os potenciais ao longo do trecho TC terão o aspecto da figura 2, assumindo, por conveniência, que o potencial em T é zero.
As resistências aparentes R = V/I ao longo do trecho TC terão a mesma configuração.
A resistência do sistema de aterramento em teste é o valor em ohms do trecho da curva que tem valores constantes, constituindo um patamar. Para se obter o valor real da resistência é preciso se instalar o eletrodo de potencial P fora das áreas de influência do sistema em teste (trecho A da curva) e do eletrodo de corrente (trecho B). Comprova-se que o patamar é atingido quando : X = 0,618 . d A distância “d” deverá ser a maior possível para que o patamar seja formado com clareza.
Medição da resistividade do solo: (Método de Wenner ) Como método de medida da resistividade do solo usa-se o ‘ARRAY DE WENNER’ ou Método de Wenner, método este que tem como base o Teorema de Helmholtz (interacção entre tomadas de terra)
O método, como é conhecido, consiste na colocação de 4 eléctrodos numa linha que atravessa a parte do terreno onde se pretende medir a resistividade do solo (p).
Os eléctrodos deverão ser colocados em linha, respeitando escrupulosamente a distância e entre eles, que deverá ser constante.
Existe uma sequência correcta para os eléctrodos do Array de Wenner que deverá ser absolutamente