ética e moral
Ética e Moral
O problema da ação e dos valores
Em nosso dia a dia deparamos frequentemente com situações em que temos que tomar uma decisão. Muitas vezes elas dependem daquilo que consideramos bom, justo ou correto. Assim, o ser humano age no mundo de acordo com valores, isto é, a partir daquilo que tem maior importância ou é prioridade para ele segundo certos códigos morais.
Distinção entre moral ética
A palavra moral refere-se ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade ou cultura. Como as comunidades humanas são distintas entre si, tanto no espaço quanto no tempo, os valores também podem ser distintos de uma comunidade para outra, o que origina códigos morais diferentes.
A palavra ética designa a disciplina filosófica que investiga o que é moral, como ela se fundamenta e se aplica, ou seja, estuda os diversos sistemas morais elaborados pelos seres humanos, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada um e explicitar as suas concepções sobre o ser humano e a existência humana que os sustentam.
Moral e direito
As normas morais e as normas judiciárias são estabelecidas pela sociedade, e ambas destinam-se a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre normas morais e jurídicas. Por exemplo:
- São imperativos, ou seja, normas que devem ser seguidas por todos;
- Buscam propor, uma convivência melhor entre os indivíduos;
- Orientam-se pelos valores culturais próprios de uma determinada sociedade;
- Entre outros;
No entanto, a despeito dessas semelhanças, há diferenças fundamentais entre moral e o direito:
- A moral não se traduz em um código formal, enquanto o direito sim;
- O direito mantém uma relação estreita com o Estado, enquanto a moral não apresenta essa vinculação;
- Entre outras;
Moral e liberdade
O ser humano possui a