NIVEIS DE PISO EM PLANTA DE CORTE
Tweet
Muitas pessoas tem dúvidas na hora de atribuir um nível a um pavimento no projeto. Onde fica o nível 0.00? Como eu começo a definir os níveis? Por que temos níveis positivos e negativos? Neste artigo veremos algumas respostas a essas perguntas. Primeiramente precisamos entender o que são os níveis. Os níveis são representações em planta e corte que indicam a que altura está um determinado pavimento de uma edificação. São representados de forma diferente em planta e corte, conforme podemos ver na figura:
Definição dos níveis Mas como começamos a definir os níveis? Bom, para isso precisamos começar definindo qual é o nível 0.00, ou seja, de onde estamos começando a contar os desviveis da edificação. A maioria dos profissionais adota que o nível 0.00 começa no pavimento térreo da construção. Com isso, todos os desníveis acima do pavimento térreo serão positivos e todos os desníveis abaixo do pavimento térreo serão negativos.
Então se temos, por exemplo, uma construção com dois pavimentos, o pavimento térreo terá o nível 0.00 e o pavimento superiorterá o nível do pé direito projetado (distância do piso até o teto) mais a espessura da laje. Resumindo, o nível marca a altura de piso a piso.
Pode acontecer também de o profissional definir que o nível do terreno é o nível 0.00 e neste caso o nível da edificação começa a contar a partir do piso do pavimento térreo, com a espessura da laje, veja na imagem.
Mudanças de nível
Dentro da construção podemos ter rebaixos nos pisos do banheiro, varandas e áreas molhadas. Neste caso, temos que indicar em planta e corte esta diferença de nível. Se, por exemplo, temos um banheiro no pavimento térreo e temos um rebaixo de piso na área do box, para que não escape a água, então teremos neste ponto um nível negativo. Veja como funciona a indicação de um desnível de 5cm no box de um banheiro no pavimento térreo:
Já se tivermos o mesmo desnível no pavimento superior,