Nitreto de Titânio
Titânio
A presença de Titânio (Ti) na maioria dos minerais da crosta terrestre passou despercebida durante séculos, em razão da semelhança de suas propriedades com a do silício (Si), Em razão destes motivos tem sido usado amplamente nas industrias farmacêutica, alimentícia, galvanoplastia, química e derivados, papel e celulose,siderúrgicas, aeronáuticas, espaciais, biomedicina, mineração, petróleo e petroquímicas,e inúmeras outras , pois a cada dia se desenvolvem novas aplicações.
Sua disponibilidade na crosta terrestre, é o nono elemento mais abundante. Está quase sempre presente em rochas ígneas e em seus sedimentos. Alguns minerais: rutílio (óxido de titânio) ilmenita (titanato ferroso, TiFeO3)
Titanita ou esfênio (silicato de titânio e cálcio).
O que é?
São ligas formadas principalmente de Titânio, mas também composta por tântalo, vanádio, molibdênio, nióbio, zircônio.
As duas principais usinas de titânio, no Brasil são a usina da Millennium, em
Mataraca (PB) e a usina da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), em São
Francisco de Itabapoana (RJ).
O Titânio é classificado como um biomaterial, um elemento metálico bem conhecido por sua boa performance em relação a resistência à corrosão, sendo quase tão resistente quanto a platina, também possui grande resistência mecânica, além de baixa condutividade térmica e elétrica, ser leve, forte e de fácil fabricação. Tem baixa densidade, quando puro é bem dúctil e fácil de trabalhar , tem o ponto de fusão alto sendo bem útil como um metal refratário. Portanto tais características fazem com que o titânio seja muito resistente contra os tipos usuais de fadiga.
Como é formado?
O titânio é formado em duas formas, em temperatura ambiente, não ligado
(comercialmente puro) o titânio tem estrutura cristalina hexagonal compacta
(HC) e estrutura cristalina denominada fase alfa (α).
A 883 ° C , ocorre a transição de hexagonal compacta (HC) para estrutura cúbica de corpo