Melhoria em molde
OBJETIVO: Aumentar a vida útil do molde (redução do desgaste, redução da afinidade aço/alumínio, o desgaste químico, devido à corrosão intergranular pela difusão de alumínio no aço).
O Processo de Injeção de Alumínio sob pressão e o molde
O processo de fundição sob pressão de alumínio exige que o ferramental (moldes, matrizes e seus componentes) suporte enormes esforços, fazendo com que especial atenção seja dada à fabricação, para que a sua vida atinja com folga os valores estipulados e, muitas vezes, superá-los.
Os aspectos constantes da construção de uma ferramenta, todos eles de grande importância, são o projeto, o material, o processo de fabricação e os tratamentos térmicos e superficiais, baseados entre outros, no projeto da peça final, no processo de injeção e na vida esperada da ferramenta.
A vida da matriz ou molde de injeção é determinada pelo tempo de produção, em ritmo normal, de peças com ausência de defeitos, sejam eles superficiais, dimensionais, internos, estruturais ou decorrentes, como rebarbas, sobras de material, etc.
Seguindo o conceito acima, quando são necessárias alterações nos parâmetros do processo, como aumento da pressão de injeção (para compensar maior aderência do material na matriz), considera-se que o ritmo normal de produção foi alterado.
Outro ponto a destacar são as pequenas manutenções necessárias, como limpeza do material aderido a ferramenta, que prejudicam a produtividade, devido ao tempo parado.
Na realidade, o que as empresas buscam sempre é manter-se competitivas, aumentando a produção, por meio de:
- Diminuição dos tempos de ciclo de processo
- Aumento da vida útil das ferramentas
- Eliminação de paradas para correção de defeitos, limpeza ou substituições de componentes.
- Não utilização de desmoldantes, lubrificantes ou refrigerantes.
- Facilidades de troca, ajustes e manutenção.
Diante dessas