Niterói patrimônio natural
Niterói ou popularmente conhecida como a “cidade do sorriso” é privilegiada pela sua diversidade ecológica. Destacando-se os patrimônios naturais da cidade que são:
• PEDRA DO ÍNDIO: localizada entre as praias de Icaraí e das Flechas, foi tombada pelo INEPAC em 1985 por sua importância a historicidade da localidade, uma vez a pedra representa um índio, revivendo assim a lembrança dos niteroienses pelos seus antepassados.
• PEDRA DO ITAPUCA: localizada ao lado da Pedra do Índio, e tombada na mesma data, tem como significado “pedra furada” ou “pedra que ri”, em tupi guarani. Simboliza o amor proibido entre os índios Cauby e Jurema que após suas mortes viveram eternamente no interior da pedra que teve uma parte demolida em 1840. Ela esta representada na bandeira e no brasão de armas do município
• CAMPO DE SÃO BENTO: tombada pela Prefeitura de Niterói em 1990. Possuindo uma área de 36 mil metros quadrados abriga o Grupo Escolar Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Jardim de Infância Júlia Cortines, além de variadas atrações como exposições, lançamentos de livros, shows.
• PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA: Criado em 1991, o parque foi reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera da Floresta Atlântica, contando com mais de 350 espécies vegetais e 130 espécies de aves, além de animais como a paca, o mico-estrela e o tatu.
• PARQUE DA CIDADE: Inaugurado em 1976, é considerado área de proteção ambiental (APA) do município. Possui um mirante com visão ampla das Praias Oceânicas, da Baía de Guanabara e da cidade do Rio de Janeiro.
Além desses patrimônios há os atrativos naturais que mesmo não sendo tombados tem grande importância para a cidade, tendo um grande potencial turístico, na qual é relevante realçar:
• PRAIAS DE NITEROI: totalizam-se 11 praias na Baía de Guanabara (Gragoatá, Boa Viagem, Flexas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão, Eva, Imbuhy e praia do Forte) e cinco praias oceânicas