Ninguém é igual à ninguém
Ao longo de nossa vida desenvolvemos nossas percepções das pessoas e do mundo ao nosso redor, influenciados por nossos pais, família, amigos, religião, grupos sociais, como também pela negação ou aceitação dos valores da sociedade onde estamos inseridos.
Por que as pessoas são diferentes? Pessoas são diferentes. Agem e reagem de forma diferente diante das mesmas circunstâncias. Ressalto ainda que existem diversas classificações de perfis comportamentais, com algumas diferenças entre nomenclatura e quantidade de perfis. A partir daí, estabeleceu-se grupos diferentes de acordo com as funções que cada perfil tinha mais desenvolvido.
Ao conhecer seu perfil comportamental, uma pessoa poderá identificar mais claramente seus maiores talentos e deficiências. Ao aprender a identificar o perfil das pessoas com as quais nos relacionamos, ficará mais fácil entendê-las e adaptar nossa forma de nos comunicar com elas. Assim, haverá um ganho exponencial de qualidade nos relacionamentos. As pessoas normalmente têm mais facilidade em enxergar o perfil dos outros do que o seu próprio.
O objetivo deste teste é apenas identificar o grupo do qual a pessoa é integrante, sem preocupação de fazer análise da personalidade, competências e outras condições particulares de cada indivíduo. Ao reconhecer o seu perfil básico, a pessoa já consegue entender suas principais inclinações.
A psicologia estuda o assunto há mais de um século. Existem diversas classificações de perfis comportamentais, com algumas diferenças entre nomenclatura e quantidade de perfis. A grande maioria se baseia nos estudos de Carl G. Jung e seus “tipos psicológicos”. Jung identificou as diferenças de comportamento das pessoas a partir da observação do desenvolvimento de suas funções