"Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio", de roque moraes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS II
PROFESSORA: GILVANEIDE
ALUNA: CLAUDIANE CAROLINE ALVES WANDERLEY
ESQUEMA DO TEXTO "NINGUÉM SE BANHA DUAS VEZES NO MESMO RIO", DE ROQUE MORAES
- Macroorganizadores de um currículo em processo ou em permanente reconstrução:
- Construtivismo: Entende-se que a aprendizagem é uma construção, ou uma reconstrução e que novas aprendizagens acontecem a partir daquilo que já é conhecido; dessa maneira, é necessário que os aprendizes envolvam-se nesse processo de maneira ativa e reflexiva. Assumir uma postura construtivista implica na superação da ideia do aprender por transmissão. Segundo o autor, "não existe um conhecimento certo a ser atingido, não há verdades definitivas a que o processo necessariamente deva chegar, ainda que possa haver referências importantes, tais como os conhecimentos científicos."
- Educar pela pesquisa: Significa partir de um questionamento (re)construtivo, tornando este o ponto de partida da aprendizagem, construindo assim novos argumentos e respostas às questões formuladas. O educar pela pesquisa constitui um processo produtivo acompanhado (Demo, 1997b; Moraes, 2000), reconstruindo assim o que pode ser melhorado, ou seja: problematiza-se o conhecimento já existente, apontando dessa forma seus limites e deficiências. A partir disso inicia-se o processo de reconstrução, formação de novos argumentos e hipóteses que necessitam de defesa para mostrar sua firmeza ou consistência.
- Concepções de complexidade: Superação da organização dos currículos em disciplinas lineares, valorizando dessa maneira a inter-relação entre os conceitos, estruturando as aprendizagens a partir de metaconceitos e conceitos metadisciplinares, ao invés de conteúdos disciplinares. Na prática, isso implica na integração de trabalhos de várias disciplinas, concretizando essa ação em projetos de pesquisas interdisciplinares