Nike
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Mercadológica
Professor: Jorge Lima
Campus: JK
São José do Rio Preto – SP
2014
Macianny Moura Pacifico de Lima A9467E-5
ESTUDO DO TEXTO:
“Nike”
Resolução de atividade extraclasse texto sobre Excelência de Marketing – Marketing para o século XXI.
A estratégia central de marketing adotada pela Nike é a “pirâmide de influência”, que vincula a marca com determinado atleta em ascensão ou de sucesso, isso permite que a propagação da marca Nike abranja os adeptos ao esporte praticado pelo atleta patrocinado. A Nike não concentra seu trabalho de patrocino em um único esporte assim o alcance ao público alvo se faz de maneira abrangente. Tal estratégia repercute em caráter global, pois o ídolo é uma referência que influencia a tomada de decisão do consumidor que se espelha em sua imagem pública.
A repercussão característica da pirâmide de influência não extingue a possibilidade da má utilização da imagem do atleta, seja ela por intermédio do comportamento indivíduo, onde o mesmo possa comprometer-se em escândalos ou atitudes degradantes mal vistas pela sociedade, ou mesmo o uso que a mídia faz sobre a imagem do referido atleta de maneira prejudicial. A marca vinculada a imagem deste atleta se denigre com a divulgação de qualquer escândalo causado.
Ao longo de sua trajetória a Nike se destaca pelo sucesso de suas assertivas decisões em patrocínio esportivo e como concorrente, a Adidas pode e deve seguir os passos de sua principal rival, com isso é preciso buscar e apoiar possíveis ascensões e estrelas do esporte, e utilizar-se de suas imagens públicas. Outra ferramenta que pode ser usada pela Adidas é a divulgação indireta de seus produtos por meio do público jovem, propagando sua marca através de aplicativos para celular com orientação esportiva, dicas de utilização dos produtos Adidas ou mesmo