Nike
Knight começou uma parceria com a marca Tiger, e depois começou a importar os tênis feitos no Japão para os Estados Unidos. O nome NIKE e o símbolo (swoosh) foram criados mesmo em 1971. A conceito do símbolo da marca traz como inspiração a Deusa grega da vitória, “NIKÉ” (pronuncia-se niqué). Diziam os gregos que a Deusa podia voar e correr em grandes velocidades. E nada mais apropriado para a nova marca que surgia. No ano seguinte (1972) já estavam patrocinando atletas nas classificações olímpicas, em Oregon. Foi neste evento que fabricaram seu primeiro vestuário, além do tênis: uma camisa com símbolo da marca. Depois de altos de baixos, a NIKE decidiu o que seria: “decidimos que éramos uma empresa de artigos esportivos e não apenas uma empresa de calçados”. Com isso, a empresa fez contratos publicitários e investiram pesado nesse ramo da propaganda. A NIKE não mede esforços para investir em propagandas. Não é de hoje que suas campanhas trazem os mais cotados atletas do momento e também sua marca está estampada no peito dos melhores do mundo.
A marca esteve representada por Michael Jordan, do basquete, e por Tiger Woods, do Golf. E muito presente também nos esportes olímpicos. Mas quando falamos nessa marca, a primeira coisa que nos vem a cabeça é o tal do futebol. E os brasileiros têm muita competência para falar o assunto.
Focando mais em propagandas para a televisão, a NIKE sempre inovou e fez/faz uma das melhores publicidades de seu tempo.
Usando sempre atletas referência, e diga-se de passagem sempre tem um brasileiro marcando presença, a marca usa e abusa de efeitos. Essa gigante no mercado das marcas sabe como falar com o seu público. Suas propagandas vão além dos produtos. A ideia que eles passam para os espectadores é que “se você tem um corpo, você é um atleta”. Isso inclui todo mundo. Essa