Nightingale
Proceda à leitura do Capitulo 6 (p.73-93) da obra Teóricas de Enfermagem e a sua obra de Marriner Anne Tommey e Martha Raile Alligood, e do livro “Notas sobre Enfermagem” de Florence Nightingale.
a) Proceda à análise crítica da perspectiva original de Nightingale e da análise secundária realizada pelas autoras Marriner Anne Tommey e Martha Raile Alligood, 150 anos depois.
Florence Nightingale, a criadora da enfermagem moderna, nasceu em Florença a 12 de Maio de 1820 e faleceu a 13 de Agosto de 1910. O seu livro “Notas sobre Enfermagem”, publicado em 1859 compila os princípios e elementos essenciais da enfermagem moderna e tem como objetivo promover o ensino das condições básicas para o exercício correto e eficiente de enfermagem em Inglaterra no século XIX. Segundo Florence existem cinco condições sanitária básicas necessária que são, ar puro, água pura, rede de esgotos eficientes, limpeza e iluminação. A matriarca da enfermagem moderna, construiu uma nova imagem e representação social da mulher, proporcionando-lhe a aquisição de novos conhecimentos e expêriencias na área da saúde
Passados 150 anos, Marriner Anne Tommey e Martha Raile Aligood fizeram uma análise secundária à perspetiva original de Nightingale, na qual é possível verificar-se que tal como referi anteriormente, as cinco condições sanitárias básicas necessárias continuam a ser tão importantes como eram na época de Nightingale. Também os princípios de Enfermagem de Nightingale continuam aplicáveis, resistindo ao tempo e ao avanços tecnológicos. Porém, alguns dos fundamentos lógicos foram modificados ou mesmo extintos devido a evolução na medicina e as novas descobertas científicas.
b) Argumente a pertinência e actualidade da obra de Florence Nightingale para a Enfermagem enquanto disciplina científica (2