Nietzsche
Vida e Obra
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de Outubro de 1844 na cidade de Weimar, na Alemanha e veio a falecer em 25 de agosto de 1900 na própria cidade onde nasceu, sendo um filósofo de grande influência no ocidente.
O pai de Nietzsche, Karl Ludwig, morreu quando ele tinha apenas cinco anos de idade e então ele viveu sua infância na cidade Naumbung. Durante a infância dedicou-se a ler a bíblia, já que sua família era luterana, e pretendia ser pastor, por influência da sua família.
Em 1864, foi estudar teologia e filosofia na Universidade de Bonn, mas abandonou a teologia para se dedicar a filosofia. Em 1869, já formado, foi nomeado professor de filologia, mas acabou a carreira de professor por um tempo, entrando na vida militar, que só o abandonou depois de uma queda de cavalo.
Em 1872, publicou o seu primeiro trabalho, “O Nascimento da Tragédia pelo Espírito da Música”. Em 1883 publicou sua mais conhecida obra, “Assim Falou Zaratustra”. Nesse livro, Nietsche critica o pensamento tradicional, estabelecendo um novo padrão de valores. Para Nietzsche, no homem não existiam não existiam o bem e o mal, a verdade e a mentira, a beleza e o feio, mas sim um desejo de poder. Segundo ele, os valores tradicionais foram influenciadas pele cultura religiosa.
Outras obras escritas pelo pensador foram “Além do Bem e do Mal” e “A Vontade de Poder”. Em 1879, seu estado de saúde o obrigou a deixar o cargo de professor. Com sua voz prejudicada, acabou afastando seus alunos. Começou, então, a buscar uma vida favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento. Em 1889 entrou em uma crise de loucura, que durou até o dia de sua morte. Durante esse período ficou sobre os cuidados de sua mãe, que veio a falecer, passando então para os cuidados de sua irmã. Após sua morte, sua irmã, Elisabeth Förster-Nietzsche e Peter Gast, amigo de Nietzsche, produziram uma coletânea de fragmentos para compor a obra “Vontade de Poder”.
“Deus está