nietzsche educação e arte
ALUNA BEATRIZ ALAÍDE DE SOUZA ASSEF
PROFESSOR ALEXANDRE MENDONÇA
Tema: Nietzsche, Educação e Cultura
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de analisar algumas questões educacionais levantadas por Friedrich Nietzsche. Buscarei desenvolver tais questões à luz da arte, e de como a arte interfere na produção de cultura e na formação acadêmica de cada individuo.
O tema “Nietzsche, Educação e Arte” foi escolhido por que, ao ler o livro “Escritos sobre educação” eu me interessei muito sobre as discussões levantadas pelo autor em suas conferências. Além disso, eu concordei com muitas das criticas feitas ao sistema educacional utilizado, e acredito que essas críticas se aplicam não só ao sistema Alemão (que é o sistema analisado no livro), mas também ao sistema brasileiro.
Também me interessei bastante pelo paralelo feito entre o modelo “fracassado” educacional e a desvalorização da arte e da filosofia. Para o autor do livro, um sistema educacional eficiente seria aquele que forma uma cultura autentica. Essa cultura autêntica pode ser alcançada através dos estudos filosóficos e artísticos. E também acredito nessa premissa, e somado ao fato de eu ser uma estudante da área das artes, considero que o ponto de vista apresentado no livro é bem parecido com o meu, com poucas ressalvas. Para desenvolver minhas ideias utilizarei algumas questões apresentadas no livro acima citado. Também irei utilizar as reflexões realizadas na sala de aula da disciplina Filosofia da Educação, na faculdade de educação da UFRJ, porque elas foram muito relevantes para a formação da minha opinião sobre o assunto estudado, além de me causarem certa inquietação. Sempre saio das aulas me questionando sobre o modelo educacional adotado nas escolas, se ele é realmente o melhor que pode ser aplicado. Também me questiono muito sobre a função da arte no processo de formação do individuo. Me pergunto se a arte é de fato um