França 2006
ENSINO POILITÊCNICO
SOCIOLOGIA
RICHARD GOMES OLIVEIRA
Nº32
PORTO ALEGRE
2014
Perguntas:
1. As ações praticadas em 2006 pelos jovens filhos de imigrantes na França tiveram conteúdo reivindicatório ou foi apenas uma manifestação de inconformismo com a situação de exclusão e de descrença nas instituições francesa?
2. Se a rebelião tinha um conteúdo reivindicatório, qual era?
3. Qual é a atual configuração da sociedade francesa em relação es etnias que a formam? Dê exemplos.
4. Ações rebeldes como às descritas no texto podem contribuir para o avanço da luta pelo direito à igualdade numa sociedade como francesa? Por quê?
1. As ações praticadas pelos jovens apesar de ter um ideal e por natureza o desejo de uma sociedade que aceite os imigrantes, não possuiu conteúdo reivindicatório, os jovens apenas mostraram-se inconformados com a situação e o descaso do poder público com o não nascidos na França. 2. A rebelião tinha sim um conteúdo reivindicatório, que era respeitar as ideias da Republica Francesa a nação como uma comunidade de cidadãos que desfrutam direitos iguais, independentemente de suas origens étnicas ou crenças religiosas. 3. Não preconceituosos, não aceitam certas culturas e línguas. Um turista não conhecedor da língua local, ao tentar falar algo no idioma do país, é descriminado, pois para eles ou você fala corretamente o francês ou nem tente falar. 4. Depende do ponto de vista, em minha opinião, não é o melhor jeito de se reivindicar as coisas queimando carros, explodindo lojas entre outros, eu acho, que essa revolta poderia ter sido mais branda e objetiva, não fazendo muito alarde, poderia ter sido muito mais objetiva, eu acho que eles poderiam ter achado uma brecha na lei