Artigo, Filosofia da Educação
José Faria Pereira2
Resumo: Diante da atual situação em que se encontra a educação brasileira e as discussões levantadas em relação a sua qualidade e objetivos, este artigo traz uma crítica tecida a educação alemã do século XIX, na figura do filósofo Friedrich Nietzsche, quando este denuncia uma educação com tendência à universalização e à especialização. Baseado nessa crítica, este trabalho se propõe a fazer uma reflexão e relacioná-la com o momento atual da educação brasileira, procurando mostrar a atualidade de suas críticas.
Palavras chave: Nietzsche. Educação. Cultura.
Abstract: In front of the Brazilian education and discussions about its quality and objectives nowadays, this article introduces a comment about the german education on the 19th century, made by the philosopher Friedrich Nietzsche, when he denounces an education with an universalization and specialization tendency. Based on this comment, this communication proposes a reflection about it, and tries to connect it to the current Brazilian education, trying to present how the thoughts of Nietzsche about the German education system can be applied to it.
Keywords: Nietzsche. Education. Culture.
NIETZSCHE E A MODERNIDADE
Uma breve contextualização do sistema de ensino do contexto social vivido por Nietzsche: é interessante lembrar que a Prússia, embora tenha sido a última das potências europeias a se industrializar, foi a primeira a desenvolver um sistema geral de educação até o final do século XIX. Já havia sido abolido o analfabetismo, as instituições superiores eram vistas como modelos por outros países. Isso contribui em parte para explicar as críticas de Nietzsche ao que ele chama de “tendência à ampliação da cultura”. A derrota militar sofrida pela Prússia em 1806, para as tropas de Napoleão, ajudou criar a consciência de que era necessário unir a nação. A forma que o