ESTUDO DE CASO Goshe Corporation
730 palavras
3 páginas
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PUC MINAS
Curso Gerenciamento de Projetos
ESTUDO DE CASO
Continental Cmputer Corporation
VALÉRIA CRISTINA MOREIRA
Belo Horizonte – MG
Agosto / 2010
O gerenciamento de projetos é uma profissão relativamente nova e emergente. Não sendo no entanto tratada com o devido cuidados pelas diversas organizações. Porém, muitas das organizações, tanto públicas e privadas, tem buscado estudar, conhecer, difundir, capacitar implementar e evoluir o conhecimento, as metodologias, as melhoras práticas empregadas nesta profissão.
A empresa Continental Computer Corporation, como mostra no estudo de caso, tem se preocupado com isso, porém, podemos dizer que não de forma eficaz, já que para desempenhar essa profissão, requer do profissional conhecimento especial e uma preparação longa e intensiva, o que geralmente é alcançada em cursos acadêmicos e para que as habilidades sejam efetivamente alcançadas, o GP, necessita de aprendizado de conceitos básicos, técnicas e ferramentas de gerenciamento bem como sua prática, e não somente cursos básicos, palestras, como citado no texto.
O problema maior da empresa, no entanto, não está voltado ao gerenciamento de todos os projetos, e sim dos projetos internos, onde cada gerente ou colaborador decide por si só realizar algum projeto e a este normalmente está decretado insucesso, já que nem sempre a idéia é “comprada” pelos demais.
Para esta questão, como um dirigente desta organização, ou mesmo como um GP dessa organização, o viável seria a criação de um PMO, onde fossem centralizados todos as demandas de projetos, onde passaria por uma avaliação de uma equipe especializada que trataria de todos os detalhes deste projeto indicando a viabilidade ou não do mesmo, e caso fosse o mesmo viável, esta área se encarregaria de viabilizar todos os recursos necessários para a concretização do mesmo. Sendo assim, os riscos de fracassos