nietze
Macapá-AP 2014
Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares
Diretora: Marilda Costa
Componente Curricular: Filosofia
Docente: Hosana Andrade
Discentes:
Aline Gleina Nº: 02
Fernanda de Paula Nº: 06
Heidiane Fagundes Nº: 07
Karen Borges Nº: 16
Marcilene Pacheco Nº: 24
Macapá-AP 2014
Introdução:
Nietzsche se propôs a desmascarar as fundações da cultura ocidental, mostrando que há interesses e motivações ocultas, e não valores absolutos, em conceitos como verdade, bem e mal. Com isso, Nietzsche aplicou um golpe nos sistemas filosóficos, morais e religiosos. Sua frase mais conhecida ("Deus está morto") não trata apenas de ateísmo, mas da necessidade de romper a "moral de rebanho" - as verdades tidas como inquestionáveis e o que é aceito por imposição - para viver as potencialidades humanas em sua plenitude.
Para entendermos o que foi Nietzsche e a Cultura, temos que entender o que e cultura na filosofia e quem foi Nietzsche! Cultura na Filosofia:
De acordo com a filosofia a cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada a posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento. Além dessa condição pessoal, cultura envolve sempre uma exigência global e uma justificação satisfatória, sobretudo para o próprio. Podemos dizer que há cultura quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de informação no sentido de