nietzche
(1844 á 1900)
BIOGRAFIA DE NIETZSCHE
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844 em Rocken, localizada na Prússia. Seus pais e seus avós eram pastores protestantes, Nietzsche teve muito desse espírito religioso durante a infância e cogitava continuar a linhagem, sua mãe era piedosa e puritana; Nietzsche durante sua infância lia a bíblia para si e para os outros.
Entretanto durante a adolescência rejeitou a crença religiosa e o seu contato com a filosofia o afastou da carreira teológica. Em 1858 Nietzsche consegue uma bolsa de estudos na escola de Pforta, onde estudou o filosofo romântico Fichte, leu Schiller e Bryon. O romantismo teve uma importância decisiva na juventude de Nietzsche que mais tarde na maturidade, criticou-o com essas leituras e mais influencia de alguns professores começou a se afastar do cristianismo.
Estudou muito na adolescência a bíblia, o latim, autores clássicos gregos e a cultura grega, tinha predileção por Platão e Ésquio . Saindo de Pforta partiu então para a Universidade de Bonn onde iniciou seus estudos em filologia clássica e teologia evangélica. Transferiu-se mais tarde para universidade de Leipzig: isso se deveu a transferência de seu professor Friedrich Ritschl figura paterna para Nietzsche para essa universidade. Durante seus estudos em Leipzig a leitura de Schopenhauer ( o mundo como vontade e representação) veio a constituir as premissas de sua vocação filosófica. Nesse mesmo período Nietzsche junto com seus colegas teve experiências em orgias sexuais e arriscou nas artes masculinas de fumar e beber, abandonando-as em seguida por considera-las corruptoras da percepção de pensamento.
Dotado de sólida formação clássica Nietzsche foi nomeado aos 24 anos professor de filologia na universidade de Basileia. Adotou então nacionalidade suíça, desenvolveu durante dez anos a acuidade filosófica no contato com o pensamento grego antigo desta vez com predileção para os