nicolas
As provas anteriores podem dar a pistas tão certeiras que é possível até mesmo “descobrir” o que vai cair, e como vai cair, no concurso.
1. Descobrindo o que vai cair no concurso através de provas anteriores
Analisando as provas passadas é possível identificar os “assuntos quentes”. São aqueles cobrados com frequência no concursos. Que sempre caem ou então que caíram nas últimas 5 ou mais provas. A chance de caírem novamente é sempre grande e por isso devem ter atenção especial no estudo.
Ache os cursos e faculdades ideais para você !
É possível identificar também a sazonalidade dos assuntos da prova. Tem assunto que se repete de tempos em tempos, obedecendo a uma espécie de ciclo. Por exemplo, se um assunto cai pouco e não é indagado a dois ou três concursos, podemos estimar que a chance de ser repetido é grande.
Simplesmente contando as questões das provas passadas já dá conhecer como é o balanceamento da questões na prova: as disciplinas que caem mais e as que caem menos.
Como fazer?
Fiz essa estatística quando me preparei para o vestibular da UERJ 2004, para Oficial da PM. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena.
Pegue todas as provas anteriores e relacione todos os assuntos que ia encontrando, questão por questão. Depois, marque ao lado do assunto o número de questões correspondentes. Assim você vai saber o que mais cai, o que menos cai e o que nunca cai e o que sempre cai. Já publiquei aqui uma estatística dessa para a prova de história da UERJ.
Também conte o número de questões de cada disciplina, para saber como é a distribuição dela na prova. Por exemplo, descobri que matemática quase nunca era cobrada, pois estava “misturada” nas outras questões, como física, por exemplo. É a tal da interdisciplinariedade. Não seria inteligente eu