NG1 - Dr2
Escola Secundária de Azambuja
Ficha de trabalho
Curso: EFA – Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC)
Núcleo Gerador 1: Equipamentos – princípios de funcionamento
DR2: Contexto profissional
Tema: Motores
Professor: Márcia Azevedo
Como funciona o motor de uma máquina de lavar roupa?
Para colocar a máquina a funcionar, é necessário regular o seu programa de funções, pois este regula tanto a duração da lavagem com a intensidade da mesma, ou seja, lavar em rotações diferentes para tecidos grossos ou delicados, enxaguar e centrifugar (secar).
Quando a máquina é programada e ligada, a água começa a entrar através de uma válvula electromagnética, aberta através de um circuito eléctrico, sendo que este só se interrompe, levando ao fecho da válvula, ao receber um sinal do interruptor de pressão (um diafragma que é forçado pela pressão do ar dentro do tubo de nível de água até accionar um micro interruptor).
O nível de água é determinado pelas diferentes regulações do interruptor de pressão (mais alto para tecidos delicados, mais baixo para tecidos grossos).
Algumas máquinas, chegam inclusive a aquecer água no seu interior, enquanto que outras têm duas entradas, uma para a água quente e outra para a água fria, e os seus plásticos internos são resistentes ao calor.
O motor eléctrico principal que move o tambor, a bomba de drenagem e outros componentes, tem 3/4 a 1 HP de potência. O movimento de vaivém do tambor é efectuado por dois solenóides e dois braços osciladores. Na centrifugação, o motor confere ao tambor uma velocidade de até 1100 rotações por minuto.
No final de cada lavagem, a água é retirada pela bomba de drenagem que, em alguns modelos, é também usada para filtrar pequenos resíduos que circulam dentro da máquina.
A maior parte das máquinas de lavar roupas tem mecanismos de segurança, tanto eléctricos como mecânicos, como é o caso de um interruptor/sensor que, quando colocado na tampa, suspende