Newton e a Gravitaçao
Força Centrípeta
Força centrípeta é como chamamos uma força que atua sobre um corpo em movimento, forçando-o a uma trajetória curva. Ela atua sobre todo móvel que descreva uma trajetória que não é retilínea, seja uma circunferência ou qualquer outro tipo de curva. Essa força é responsável pelo fato de o movimento não ser retilíneo, e sim curvilíneo. A direção da força centrípeta passa pelo móvel e pelo centro da curva descrita por esse móvel. E o sentido da força centrípeta aponta para o centro dessa curva.
Exemplos de atuação da força centrípeta
Se você girar, por exemplo, um objeto preso a um barbante, a tração no fio atuara sobre ele fazendo com que percorra a trajetória circular. Essa tração no fio atua como força centrípeta e o objeto sairá pela reta tangente a trajetória.
Foça centrípeta e objetos em orbita
Imagine um satélite em orbita circular ao redor da terra. Uma força centrípeta deve atuar sobre ele, já que realiza movimento curvilíneo. Qual será a origem dessa força?
O satélite esta sujeito a atração gravitacional do planeta terra. É justamente a força peso que atua no satélite que exerce o papel de força centrípeta, necessária para mantê-lo em seu movimento circular.
A lei da gravitação Universal
Newton propôs a Lei da gravitação universal: segundo ela qualquer par de objetos no universo atrai-se mutualmente.
Embora tenhamos a tendência de achar que a força que a força da terra aplica a maçã seja maior que a que esse fruto aplica ao planeta, esse par de forças constitui um par ação-reação. De acordo com a terceira lei de Newton as duas apresentar mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos.
Geocentrismo versus Heliocentrismo
Geocentrismo
O filosofo grego Aristoteles (384-322 A.C.) propôs um modelo para explicar essas regularidades , no qual os corpos celestes se moveriam todos ao redor da terra, considerada como o centro do universo.
Esse é o modelo geocêntrico, ou