MRU/ MCU/ Polias e Lei da Gravitação Universal de Newton
Principais características do MRU:
a) A velocidade escalar instantânea e a velocidade escalar média apresentam valores iguais (v=vm).
b) A resultante das forças que atum sobre um corpo que descreve MRU é necessariamente nula.
c) Corpos que realizam MRU não apresentam aceleração escalar nem centrípeta, afinal, se a resultante das forças é nula, a aceleração também é(Fr=m.a).
Exemplos de MRU:
a) Piloto automático;
b) Elevadores;
c) Esteiras;
d) Metrô;
Função horária das posições:
Gráficos:
a) Gráficos vXt: Deve ser representado por uma paralela ao eixo dos tempos.
b) Gráficos sXt: São obtidos pela equação horaria, como essa função é afim, sua representação gráfica será sempre uma semirreta.
Movimento circular uniforme (MCU): É o movimento que ocorre sobre uma circunferência sendo que a velocidade escalar do móvel permanece constante.
Principais características do MCU:
a) O módulo da velocidade escalar é constante, a trajetória é um arco de circunferência, a aceleração escalar vale zero e a aceleração centrípeta é não nula.
Período: Corresponde ao intervalo de tempo que um móvel utiliza para completar exatamente uma volta.
Frequência: Corresponde ao número de voltas completas em uma certa unidade de tempo. ( a frequência é o inverso do período).
Velocidade escalar: Pode ser obtida pela razão entre o comprimento do arco descrito(deslocamento escalar) e o intervalo de tempo necessário para descrevê-lo.
A unidade de medida da velocidade escalar de um corpo é m/s.
Velocidade angular: Sempre que um corpo realiza movimento sobre uma circunferência, ele descreve um ângulo referente ao arco percorrido .
Sendo o angulo descrito por um corpo em MCU e o intervalo de tempo transcorrido para que isso seja realizado, calcula-se sua velocidade angular da seguinte forma:
A unidade de medida da velocidade angular é rad/s (radianos por segundo).
Relações