Neuza
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
FERNANDA FERREIRA DA SILVA
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Porto Velho
2012
FERNANDA FERREIRA DA SILVA
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Trabalho do Curso de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social.
Orientador: Prof.º: Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.
Porto Velho
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS 5
2.1 Questionário 9
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo, mostrar dados concretos sobre o endividamento das famílias brasileiras nos últimos tempos. Destacaremos o forte crescimento do endividamento das famílias, refletiremos sobre o ajustamento racional das famílias e das instituições de crédito às alterações ocorridas tanto do lado da oferta como do lado da procura de crédito.
2 ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
O endividamento das famílias brasileiras mais que dobrou nos últimos sete anos e atingiu um nível recorde. Isso, basicamente, foi consequência de dois fatores: o primeiro foi o aumento da oferta de crédito no país, o que foi muito bom, mas o outro fator foi um certo descuido nas contas. O percentual de famílias com contas em atraso permanece o mesmo de junho de 2011. Entre maio e junho, caiu de 23,6% para 23,2%. (IBGE) O cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida por 74,8% das famílias, seguido pelos carnês (19,7%) e pelo crédito pessoal