Neutralização
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
Padrões Primários e Secundários
Química Analítica Experimental II
Manaus – Am
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3 MATERIAIS E REAGENTES 4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
A volumetria de neutralização envolve a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina (alcalimetria) e titulação de espécies químicas básicas com uma solução padrão ácidas (acidimetria).
O ponto final da titulação é determinado por um indicador químico (indicador ácido-base) ou um método instrumental.
A solução padrão sempre será um ácido forte ou uma base forte. A maneira como o pH varia nas medições do ponto de equivalência (PE) é importante para a escolha do indicador adequado, pois cada indicador possui um intervalo de valores de pH que ocorre variação da coloração.
Na volumetria de neutralização a concentração crítica que varia no decorrer da titulação é a espécie H3O+. A curva de titulação representa a variação logarítmica da concentração de H3O+ em função do volume da solução padrão adicionada.
A acidez total do vinagre é determinada mediante titulação com uma solução padrão alcalina na presença de fenolftaleína como indicador, segundo a reação:
CH3COOH(aq) + NaOH(aq) → CH3COONa(aq) + H2O(l)
O vinagre deve conter 3,5 – 8,0 % de ácido acético, segundo a Organização Mundial de Saúde.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A volumetria consiste na medição de volumes de duas reações que reagem uma com a outra, sendo uma solução de concentração conhecida e a outra contendo a substância a ser doseada. A primeira é adicionada, em geral, gradualmente à solução da substância a dosear até que se atinja a quantidade estequiométrica. O processo de medição de volumes é designado por titulação.
Padrão primário consiste em