Neutralização
Reação de neutralização é uma reação entre um ácido e uma base formando sal e água. Essa reação também pode ser chamada de reação de salificação, pois forma um sal. A reação a ser trabalhada é de neutralização total, ou seja, todos os H+ do ácido e todos os OH- da base reagem. Exemplo:
HCl + NaOH NaCl + HOH
A representação usual para a água é H2O. Na equação acima usamos HOH para ficar bem claro que, no caso das reações entre ácido e base, ela se forma a partir dos íons H+ e OH-.
O entendimento do processo de neutralização ácido e base é muito importante, pois trata do processo muito utilizado na linguagem do cotidiano em produtos de limpeza e de higiene.
Aplicações da volumetria de neutralização: determinação do poder de neutralização (PN) de calcários
O íon CO32-é a base, através do qual, em geral, rochas carbonatadas neutralizama acidez do solo. A capacidade máxima de neutralização de um material pode ser estimada em laboratório, fazendo-o reagir com uma quantidade conhecida e em excesso de ácido clorídrico. O ácido deverá estar em excesso em relação à massa de carbonatoanalisado, pois o que se determina, na verdade, é o ácido clorídrico que sobra após areação com a rocha.Deste modo, conhecendo-se as quantidades inicial e final de HCl, calcula-se aquantidade de HCl que o material foi capaz de neutralizar. O HCl é determinado portitulação com solução padronizada de NaOH.Conhecendo-se o número de moles de HCl neutralizado calcula-se através de“cálculo estequiométrico” a massa de CaCO3 correspondente. Assim, o poder deneutralização de calcários é expresso como se todos os seus compostos capazes deneutralizar o HCl fosse apenas o CaCO3. Portanto o poder de neutralização (PN) éexpresso em termos de “porcentagem” de CaCO3 equivalente”
UTILIZAÇÃO DA NEUTRALIZAÇÃO PARA QUALIDADE DA MEDIÇÃO DO pH
A alternativa usando o dióxido de carbono como neutralizador de efl uentes alcalinos é justificada pela sua facilidade