Neurônios
Só há uma denominação as células do tecido nervoso: neurônio. Porém, os neurônios possuem diversas classificações de acordo com sua forma:
- multipolares: é o mais comum. Apresenta vários dentritos.
- bipolar: apresenta apenas um dentrito.
- pseudo-unipolar: constitui um prolongamento que divide o corpo celular.
Em relação as organelas, as mais desenvolvidas são:
- corpúsculo de Nissl (retículo endoplasmático rugoso) - sintese de proteinas - principalmente.
- complexo de Golgi - armazenamento de subst., criação de lisossomos e encaminhador das proteinas produzidas pelo REG
- mitocôndria: produção de energia para que ocorra os impulsos elétricos.
Espero ajudar.
1. Dendritos São numerosos prolongamentos dos neurônios que atuam na recepção de estímulos nervosos do ambiente ou de outros neurônios e na transmissão dessespara o corpo da célula, ou soma. Os dendritos vão afinalando-se à medida que se ramificam e não possuem complexo de Golgi.
2. Reticulo Endoplasmático Rugoso: O retículo endoplasmático rugoso (RER),também chamado retículo endoplasmático granuloso ou ergastoplasma (do grego ergozomai, que significa "elaborar", "sintetizar"), é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos àmembrana, o que lhe confere aspecto granular. Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com funçãosecretora. É o caso, por exemplo, das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco, e as células secretoras tipoII, nos alvéolos pulmonares, que produzem lipoproteína surfactante.
3. Polirribossomos ou polissomos: Formam-se quando vário ribossomo, antes livre no citoplasma, liga-se a uma molécula de RNAm,sintetizando várias moléculas da proteína correspondente a aquele RNAm, ao mesmo tempo. Sempre que houver formação de cadeias polipeptídicas