Neuropsicologia
A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e as manifestações do comportamento humano. E tem como objetivo preocupa-se com a complexa organização cerebral e suas associações com o comportamento e a cognição, tanto em quadros de doença como no desenvolvimento normal. Alguns pacientes indicados para fazer a avaliação neuropsicológica são aqueles diagnosticados com algum tipo de lesão cerebral que causou perdas, ou seja, deixou sequelas. Por meio da avaliação neuropsicológica é possível identificar o grau de totalidade e de comprometimento das funções a serem avaliadas. Estas funções englobam: memória, atenção, linguagem, raciocínio, percepção visual, funções executivas, humor entre outras. Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP) existem 3 planos de atuações, fundamentais na Neuropsicologia: Diagnóstico; Tratamento (Reabilitação); Pesquisa.
No diagnostico, o processo é através de instrumentos como testes, baterias, e escalas. Padronizados para as funções cognitivas o Neuropsicólogo pesquisará o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas. A fim de obter um diagnostico clinico para auxiliar na compreensão da extensão das perdas e explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso central de cada paciente. Após a avaliação Neuropsicológica é possível estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos com disfunções adquiras ou não, genéticas ou não, primariamente Neurológicas ou secundariamente a outros distúrbios psiquiátricos.
No tratamento de reabilitação, com o diagnostico já adquirido são realizadas intervenções necessárias com os pacientes. Para que possam melhorar, compensar, contornar ou adaptar-se