NEUROPSICOLOGIA
A atividade de Avaliação Neuropsicológica da disciplina de Cognição e Neuropsicologia sob a orientação do professor Caio Morais. Tendo sido realizado pelos alunos Cláudio Roberto, Cássia Moreira, Elaine Duda e Renner Pacheco, estudantes do terceiro semestre curso de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa na cidade Salvador, sendo realizado no apartamento residencial de um dos componentes em um ambiente tranqüilo e organizado.
O sujeito D. E. S. F. é um garoto de 11 anos, cursando sexto ano escolar em escola particular, sendo morador em bairro de classe média baixa da cidade de salvador, sendo filho de pais casados e possuindo uma irmã. Seus pais, porém se encontram, momentaneamente afastados devido ao trabalho do pai em outro estado da federação. A criança tem uma aparência saudável apesar de sua timidez. Possui articulação para conversar, desenvolve idéias e fala sobre planos para seu futuro, além de ser praticante de atividades desportivas como a natação e o futebol.
A Avaliação ocorreu na maior parte do tempo de forma tranqüila e com desenvoltura. Existiram dois pequenos contra tempos que foram a desatenção do sujeito e um pequeno período de ruído que ocorreu quase no meio da Avaliação, onde acreditamos que a primeiro contra tempo foi devido a fato do experimento demandar um tempo, atenção e dedicação, que por vezes fogem às atividades do dia-a-dia do sujeito. A desatenção foi, assim que identificada suplantada, por meio da estratégia de suspender a avaliação, restabelecer a expectativa e o rapo. O objetivo foi conquistado com sucesso, permitindo que fosse possível retornar às tarefas e finalizá-las em tempo satisfatório.
O garoto D. E. S. F. era vizinho de um dos componentes do grupo.