asdas
Especificações do alto-falante
As próximas seções serão dedicadas à especificação e alguns testes de validação da peça alto- falante em sua interface com o veículo. Elas baseiam-se em documentações de grandes fornecedores e montadoras.
Resposta em frequência
A curva de resposta em frequência é medida com o alto-falante montado em um “baffle infinito” (na prática, uma mesa de madeira com dimensões adequadas) e o som produzido é emitido em “meio espaço”. Esse termo é usado pois essa medida é feita em uma câmara anecóica, que é uma sala capaz de absorver o som que atinge as paredes sem gerar nenhuma reflexão de som.O padrão para medida é 1 Watt aplicado e fazse a leitura com o microfone posicionado a 1metro de distância do alto-falante sobre a linha de seu eixo.
Faz-se a varredura de frequência de corrente contínua a 22kHz aplicado ao alto-falante e quantos dB SPL chegam no microfone. Cabe aqui observar que no caso de tweeterssem o capacitor em série com a bobina (filtro para as baixas frequências), se for aplicada uma frequência baixa pode- se danificar o tweeter, já que sua bobina tem indutância menor para que sua impedância não seja alta em altas frequências, para a qual o tweeter é projetado. Durante a especificação do alto-falante, deve-se fornecer a faixa de frequências que ele deve responder e também é desejável a forma aproximada da curva a fim de auxiliar o fornecedor no projeto da construção física do cone e do surround para se obter o resultado desejado.
Power compression
Um da potência de entrada. Se isso não ocorrer, estará havendo compressão de potência (pow-ercompression).
Assim, na especificação do alto-falante deve-se ter algo que verifique essa ocorrência.