unip
O termo Psicossomático vem do grego. Psyche que é igual à alma e Soma que é igual a corpo.
A expressão foi usada a primeira vez e, 1922(literatura alemã). Mas a compreensão de que a mente e o corpo são interligados remonta há mais de 5.000 anos A.C. Hipocrates já dizia que para que as curas ocorressem seria necessário aos médicos conhecerem o todo, não somente o físico.
Psicossomática é o estudo das relações entre as emoções e os males do corpo, baseia-se na observação de que estresses psicológicos e sócio-culturais podem desempenhar um papel na predisposição, inicio curso e resposta ao tratamento de algumas alterações fisiológicas e distúrbios orgânicos.
A culpa, o medo, a tensão do dia-a-dia, não podem ser medidos, mas podem ser tão patogênicos quanto um vírus.
Doenças psicossomáticas são doenças físicas provocadas por um estado emocional alterado e prolongadas. O corpo faz esforços constantes no sentido de conservar-se em equilíbrio. Se a tensão e outros fatores desequilibrarem a gangorra, o corpo vai buscar uma adaptação através de alterações em sua química, que poderá ser danosa para o resto do organismo, levando ao que se denomina de moléstias de adaptação. A doença pode surgir quando o individuo esta sob tensão, como já dissemos, e algumas das fontes é a alteração externa. Acontecimentos importantes na vida particular, bons ou maus, podem torná-lo vulnerável as doenças. Comoção social, pressões de guerra, tensões no trabalho, ritmo acelerado da vida cotidiana, morte na família, separações, desemprego: Todos esses estados são acompanhados de altos indicies de moléstias. As doenças psicossomáticas são os preços que pagamos pela civilização. É uma doença dos povos civilizados.
A estrutura de personalidade tem influencia. Pesquisadores têm chegado à conclusão que pessoas com certos traços característicos são suscetíveis de sofrer determinadas enfermidades. Por exemplo, um individuo que tenha predisposição