Neuropsicologia: Funções do diencefalo
O Diencéfalo é constituído por quatro partes: Tálamo - massa volumosa ovoide constituída de substância cinzenta. Recebe e emite fibras para o córtex cerebral (cápsula interna). Hipotálamo: situa-se abaixo do tálamo. Epitálamo: na transição com o mesencéfalo, possui funções endócrinas e relacionadas as emoções. Subtálamo: visto somente em cortes coronais, relaciona-se com a atividade motora.
Tálamo massa ovoide constituído de substância cinzenta (5 núcleos). Ocupa uma posição laterodorsal no diencéfalo. Recebe informações sensoriais de diversas modalidades e também media funções motoras transmitindo informações do cerebelo e núcleos da base para regiões motoras do lobo frontal. Funções Comportamento emocional - Núcleos anteriores. Recebe impulsos do hipotálamo e emite para o giro do cíngulo; Controle da motricidade - Núcleos ventrais anterior e lateral. Recebe fibras do cerebelo e dos gânglios da base que se projetam ao córtex do lobo frontal; Ativação do córtex cerebral - SARA, núcleos de projeção difusa: (parte do sistema que controla a atenção); Sensibilidades - Núcleos ventral posterior, corpo geniculado medial e lateral e o pulvinar. Todas as modalidades de sensibilidades têm passagem pelo tálamo, exceto a via do olfato.
O Hipotálamo possui um grande número de circuitos neuronais que regulam funções vitais envolvidos no controle das funções viscerais, mantendo a homeostase. Age em 3 sistemas maiores: sistema motivacional, sistema endócrino, SNA. Recebe informações e age sobre o meio interno. É extensivamente interconectado com um anel de estruturas corticais que fazem parte do sistema límbico.