Neurocafein
Em estudos realizados citam-se, com relação à dosimetria da radiofrequência, a descrição dos parâmetros para um protocolo de aplicação onde foi avaliado os efeitos fisiológicos da radiofrequência nos tecidos dérmico e adiposos dos animais (Oryctolagus cuniculus), da família Leporidae, do tipo albinos, com oito aplicações de radiofrequência em dias consecutivos em um único grupo com quatro animais. Dessa forma, o protocolo utilizado nesse estudo decorreu da realização de um pré-teste, em que foi definidos parâmetros como a velocidade do cabeçote, tendo um ciclo de ida e volta a cada dois segundos marcados através do Software Soundforge 6.0 Build 132 (marcação por toque sonoro), temperatura obtida na pele de 39º a 40ºC com aumento de 5º a 6ºC, sendo a temperatura inicial da pele do animal igual a 34ºC e o tempo de exposição por três minutos em uma área de 7 cm2, que corresponde a duas áreas de eletrodo ativo, tempo ideal para alcançar o aumento dos valores determinados.(CARVALHO et al,2009).
O protocolo realizado por (Costa et. al. 2009) mostra que a utilização da radiofrequência foi aplicada em humanos por 12 sessões, três vezes por semana, visando a redução da adiposidade abdominal. O tempo utilizado foi de três minutos por ERA e a quantidade de ERAS de acordo com a superfície abdominal a ser tratada, determinado de acordo com estudo de( Low e Reed, 2001), correspondendo a duas áreas do eletrodo ativo, tempo necessário para chegar a valores com aumento de 5º a 6ºC (que teve como média inicial 33,7ºC e média final 40,5ºC avaliadas com termômetro de superfície), totalizando uma média de 20 minutos. (CARVALHO et al,2009).
De acordo com as pesquisas realizadas por (Fernandes et al. 2009) ao avaliar o comportamento do tecido colágeno ao ser aplicada a radiofrequência em tecido dérmico de ratos da linhagem Wistar (Rattos norvegicos albinus) em dois grupos, sendo o grupo 1 com uma aplicação de radiofrequência e o grupo 2 com três