HÁ 150 ANOS ATRÁS
Coube ao Padre Nicolau Germaine a iniciativa do Asilo Santa Isabel, confiando às Irmãs, a educação da infância desprotegida e o ensino do Catecismo. Com o passar do tempo, o chalé em que estavam hospedadas, já não comportava mais, pois tamanha era a quantidade de crianças que procuravam as caridosas Irmãs.
Foi então que as Irmãs pediram à Condessa do Rio Novo que lhes cedesse a casa situada à antiga Avenida 15 de novembro nº 58, hoje, Rua do Imperador, 689. A mudança para o novo prédio aconteceu no ano de 1870, após terem acertado o empréstimo do prédio por cinco anos. Como ao final do prazo o estabelecimento ainda dispusesse de poucos recursos, a Condessa propôs a venda do imóvel por um preço muito inferior ao valor real.
Para manter a obra, as Irmãs passaram a acolher meninas que pudessem contribuir financeiramente, de modo que os lucros desta atividade fossem aplicados para a manutenção do asilo das meninas pobres.
Muitas foram as dificuldades enfrentadas por Irmã Maret e suas companheiras. Entretanto, impelidas pela caridade de Jesus Crucificado, foram vencendo esses desafios contando com a ajuda da Divina Providência que sempre inspirou os bons corações de pessoas que ajudaram as primeiras Irmãs na consolidação deste patrimônio que hoje atende pelo nome de Colégio Vicentino Santa Isabel.
Atualmente, a prática pedagógica de nosso Colégio fundamenta-se nas concepções que acreditam na construção do conhecimento de modo integrado e global; por isso, as propostas de