Neuroanatomia
1. DIFERENCIE UMA VIA AFERENTE DE UMA EFERENTE:
As vias aferentes são vias sensitivas e sensoriais, centrípetas, que nascem na periferia, e fornecem todos os tipos de informações aos centros receptores. As vias eferentes são centrífugas a partir dos centros efetores, geram impulsos, e esses impulsos irão estimular a contração muscular.
2. QUAL É DIFERENÇA ENTRE SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO E SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO?
O sistema nervoso somático é o sistema motor que controla a musculatura voluntária, através de vias descendentes de controle motor, como as vias laterais, a mais importante é a cortico-espinhal, que controla musculatura distal e as vias vemtromediais ( vestíbulo-espinhal e outras) que controlam musculatura proximal e axial. Atua nos músculo por meio do neurônio motor alfa.
O sistema nervoso autônomo é o sistema motor que controla músculo liso, músculo cardíaco e glândulas. Ele atua por meio dos sistemas simpático, parassimpático e entérico. Possuem duas vias, um neurônio pré-ganglionar e um pós-ganglionar. O SN Simpático geralmente utiliza a noradrenalina como neurotransmissora, e o SN Parassimpático utiliza a acetilcolina. O sistema entérico atua no aparelho digestivo e é modulado pelo SN Simpático.
3. DISCRIMINE OS COMPONENTES AFERENTES E EFERENTES DO SISTEMA NERVOSO SOMÉTICO E DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO:
O componente aferente inclui células nervosas sensitivas somáticas, que levam impulsos ao sistema nervoso central a partir de receptores localizados na pele, fáscia a ao redor das articulações, e células nervosas sensitivas viscerais que levam impulsos das vísceras do corpo para o SNC.
O componente eferente está dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
O sistema nervoso somático também é denominado sistema nervoso voluntário, porque sua função motora pode ser controlada conscientemente.
O sistema nervoso autônomo ou involuntário está composto por células nervosas motoras