NEUROANATOMIA
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o sistema nervoso periférico, como é dividido, suas estruturas, funções, patologias e o tratamento.
Conceito
O sistema nervoso é dividido em duas partes: uma central, formada pelo cérebro e pela medula espinhal e outra periférica, composta por todos os nervos que se originam do cérebro (nervos cranianos) e da medula espinhal (nervos periféricos). Os nervos periféricos são estruturas com forma de cordões que podem conter milhares de fibras nervosas. Essas fibras conectam o cérebro e a medula espinhal com todo o corpo humano (pele, músculos e órgãos internos), controlando movimentos e sensações. Quando você quer executar determinado movimento é gerado um comando em seu cérebro, que segue, sob a forma de estímulo elétrico, até a medula espinhal e daí, através dos nervos periféricos alcança o músculo relacionado. Existem também movimentos involuntários (ex. respiração, sudorese, digestão, etc), cujo comando segue trajeto semelhante. Nos diversos tipos de sensibilidade (tato, dor, pressão, calor/frio e noção da posição do corpo no espaço) o trajeto do estímulo elétrico é inverso. Tem origem em receptores na pele, tendões e músculos e segue até a medula espinhal e depois ao cérebro.
Os nervos periféricos são frágeis e por isto podem ser danificados com relativa facilidade. As lesões de nervos interrompem a comunicação originada no sistema nervoso central e podem causar perda da contração muscular, perda da sensibilidade, disfunção de atividades involuntárias de órgãos internos e dor.
Divisões
SNP Voluntário
O SNP voluntário ou somático tem por função reagir a estímulos provenientes do ambiente externo. Ele é constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos esqueléticos. O corpo celular de uma fibra motora do SNP voluntário fica localizado dentro do sistema nervoso central e o axônio vai diretamente do encéfalo ou da medula até o órgão que