Materiais Para Conforto Ambiental
Lã de vidro
A lã de vidro é um componente fabricado em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas sintéticas. É um material isolante feito de fibra de vidro, disposto de maneira a apresentar uma textura similar a lã.
É comercializada em rolos e em painéis, havendo uma diversidade de densidades e espessuras, que adequam-se a cada necessidade.
Possui aplicação, em tipos especiais, tanto em propriedades químicas, de baixa reatividade ao meio, como conformação mecânica, de pouco risco em seu uso, também em laboratório, indústria e outros fins, como no aquarismo, como um meio filtrante
A lã de vidro, por suas propriedades físicas e químicas, é um dos mais tradicionais isolantes térmicos usados no mundo. Na construção civil, tem contribuído para a obtenção do conforto térmico e acústico das edificações comerciais e residenciais.
É leve, fácil de manusear e de cortar. São incombustíveis, evitando a propagação das chamas e o risco de incêndio. Reduz o consumo de energia do sistema de ar condicionado. Não atacam as superfícies com as quais estão em contato. Não favorecem a proliferação de fungos ou bactérias. Não deteriora nem apodrece. Não é atacada nem destruída pela ação de roedores. Não tem o desempenho comprometido quando exposto à maresia. Sua capacidade isolante não diminui com o passar do tempo.
Por ser um material fibroso, a lã de vidro é um dos melhores materiais para o tratamento acústico, podendo ser usada na isolação acústica, que é a construção de barreiras para evitar a transferência de uma onda sonora (ruído) de um ambiente para o outro ou na absorção acústica, que é um tratamento aplicado para melhorar a qualidade acústica dos ambientes. Quando uma onda sonora entra em contato com a lã de vidro, ela é facilmente absorvida, devido à porosidade da lã. Além disso, ocorre uma fricção entre a onda e a superfície das fibras. Essa fricção converte parte da energia sonora em calor, ou seja, a lã de vidro faz